Moradia
Texto: "Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas; pois as nossas vinhas estão em flor." Cantares 2:15
Sãos as coisinhas pequenas, que Salomão define como raposinhas (Ct 2:15), que podem entrar sorrateiramente em nossas famílias e causar sério dano. De forma despercebida e silenciosa, mas eficaz, elas destroem o tecido tênue, as videiras e uvas tenra de nosso relacionamento, cuja saúde é essencial para um casamento (ou lar) feliz e gratificante.
O Texto de Cantares “as raposinhas” são invasoras indesejáveis que invadem sorrateiramente o lar e podem assim destruir a harmonia e firmeza dos laços familiares. A imagem usada por Salomão reflete as vinhas que eram cercadas por muros para se protegerem das raposas que gostavam de entrar nas vinhas e se alimentarem com seus frutos ainda tenros. Quando o proprietário se descuidava as conseqüências poderiam ser a de ter sua vinha destruída. Pela mesma forma são os pequenos “buracos”, as insignificantes “brechas” deixadas nos muros de nossas famílias que podem causar grandes estragos.
I - PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO - A família enfrenta problemas quando não se alimenta de comunicação regular e genuína.
1). FALHAS QUE OCORREM NA COMUNICAÇÃO DIÁRIA EM FAMÍLIA
Com a vida corrida, Pais e filhos perdem a cada dia o diálogo. Tudo é justificado por alguma circunstância e assim não se investe na comunicação no lar. Fora de casa são educados e pacientes, em casa, ao contrário do que se espera, descarregam suas frustrações, estresses nos filhos de tal forma que se distanciam ainda mais deles. Além disso, a TV, o trabalho, e as atividades na igreja, tornam-se muros nessa comunicação.
Percebemos por estes pontos que trataremos a seguir as formas de se comunicar no lar precisam ser revistos, pois precisam vir cheios de amor e respeito pelo próximo. A forma como se fala, os gestos, a entonação da voz, a veracidade do que é falado, tudo isso será fator importante para se