Moradia
Indice
01 – Introdução
02 - Localização
03 - Geologia
04 - Altimetria
05 - Declives
06 - Exposição Solar
07 - Carta Militar
08 - Ortofotomapa
09 - Plano Director Municipal
10 - Mapa de Ventos
11 - A Moradia
12 - Bibliografia
01 - Introdução
Este trabalho tem como objectivo verificar a possibilidade de introduzir uma moradia no conselho de cascais tendo em conta os vários factores que influenciam a sua viabilidade em termos da sua localização física.
Os factores determinantes para que esta implantação se situe na situação geográfica seja a mais correcta, bem como os meios de consulta para a análise do território a implantar a construção são:
A geologia que determina se o solo que vai receber a estrutura se encontra favorável para uma boa estabilidade da mesma.
A altimetria que procura corresponder a uma localização favorável em termos de vista e exposição solar.
Os declives, pois estes devem ser analisados de modo a que a moradia não corra o risco de ruir ou ser vulnerável a derrocadas.
A exposição solar, sendo um factor que determina o bom funcionamento da habitação em termos de climatização.
A carta Militar também é um recurso a ter em conta pois demonstra as possíveis linhas de água, caminhos e complementa a carta de altimetria.
O ortofotomapa também fornece informação importante, pois “uma imagem vale mais que mil palavras”.
A consulta ao Plano director Municipal também é uma ferramenta importante pois só assim poderemos determinar os lugares onde poderemos construir.
O mapa de ventos demonstra o sentido dos mesmos e a sua intensidade revelando o nível de protecção que teremos de ter em conta.
Deste modo passo a referir a localização escolhida, as razões e as condicionantes para que o projecto por mim escolhido encaixe na máxima perfeição no território cedido, o conselho