Monômeros e Polímeros
São moléculas ou compostos químicos de baixa massa molecular, e que reagem entre elas dando origem a outros compostos parecidos para dar origem aos polímeros, eles possuem ligações covalentes duplas ou triplas, normalmente ligando moléculas de carbono.
Polímeros
São macromoléculas formadas pela união ou encadeamento de pequenas e simples unidades químicas, sendo que os monômeros constituem um padrão repetitivo, essa repetição pode ser de forma linear, ramificada ou até mesmo resultar em uma estrutura tridimensional.
Polimerização
O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização
Termoplásticos e termofixos
Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. A vantagem deste material está na remoldagem, pois estes plásticos podem ser reciclados várias vezes.
Já os termofixos, como o próprio nome diz, possuem uma estrutura mais rígida, tudo se explica pela estrutura que os compõem: ligações cruzadas unem os fios de polímeros. Durante o preparo deste tipo de plástico, o mesmo é aquecido para formar pontes fixas na estrutura polimérica.
O tijolo origina-se da combinação individual do PET com gesso, cimento, resina cristal e caroço moído de açaí.
Fôrmas plásticas de lajes nervuradas
As lajes nervuradas, quando comparadas a estruturas de concreto armado tradicionais, surgem como solução no que se refere a aumento de vãos, rapidez na execução e economia de materiais – entre estes, as fôrmas utilizadas para concretagem. Para as lajes moldadas no local, todas as etapas de execução são realizadas “in loco”, e para isto é necessário o uso de fôrmas e de escoramentos. As fôrmas de plástico, fabricadas em polipropileno, estão disponíveis em dimensões e alturas diversas, atendendo a diferentes tipos de projetos.
Vantagens:
• Dispensa usos de compensados
• Nervuras tecnicamente dimensionadas
• Sem perigo de corrosão
• Redução de cargas na estrutura
• Facilidade