Trabalhos
Em química, um monômero é uma pequena molécula que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. Os aminoácidos são monômeros naturais que polimerizam formando as proteínas, e a glicose é também um monômero natural polimeriza formando os polímeros amido, celulose e glicogênio.
A reação de polimerização, como no caso da formação dos polímeros amido e celulose a partir dos monômeros de glicose, é uma reação de "desidratação" ou de "condensação" (devido a formação da água (H2O), onde um átomo de hidrogênio de um monômero combina-se com o grupo hidroxila (-OH) de outro monômero, formando a água. As ligações livres dos dois monômeros se combinam formando o polímero.
Exemplos de monômeros são os hidrocarbonetos, derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos. Os hidrocarbonetos como o estireno e etileno reagindo em cadeia formam plásticos como o poliestireno (reação em cadeia do estireno) e polietileno (reação em cadeia do etileno). Esta reação em cadeia entre os monômeros formando o polímero é chamada de polimerização.
São moléculas ou compostos químicos de baixa massa molecular, e que reagem entre elas dando origem a outros compostos parecidos para dar origem aos polímeros, eles possuem ligações covalentes duplas ou triplas, normalmente ligando moléculas de carbono.
Polímeros
Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores. O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta. A polimerização é uma reação em que as moléculas menores (monómeros) se combinam quimicamente para formar moléculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composição centesimal. Estes podem formar-se por reação em cadeia ou por meio de reações de poliadição ou policondensação. A polimerização pode ser reversível ou não e pode