monômeros e polímeros
Os monômeros são pequenas molecular capazes de se ligarem com outros monômeros, originando os polímeros (moléculas maiores).
A união de duas moléculas do monômero recebe o nome de dímero.
Exemplo:
A união de três moléculas do monômero recebe o nome de trímero.
Exemplo:
Para obter benzeno, basta aquecer o acetileno a 600°C em um tubo de ferro (catalisador).
A união de um grande número de moléculas do monômero recebe o nome de polímero e suas moléculas são chamadas de macromoléculas.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/quimica/polimeros/monomeros-e-polimeros.html#ixzz3DE0256hB
OS POLÍMEROS Se dissermos que os polímeros são plásticos toda a gente sabe do que estamos a falar. Mas os polímeros não são apenas os plásticos, eles também entram na constituição do nosso corpo. Por exemplo, o ADN, que contém o código genético que define as características das pessoas e outros seres vivos, é um polímero. Também são polímeros as proteínas e o amido nos alimentos. Assim, existem polímeros naturais e polímeros sintéticos. Se aprendermos coisas sobre os polímeros que são tão habituais no nosso dia podemos perceber como utilizá-los melhor e como reciclá-los melhorando o ambiente.
Prefixo poli- seguido do monômero de onde se obtém o polímero. Esta convenção utiliza uma denominação sem uso de parênteses e, em muitos casos, seguindo uma nomenclatura "tradicional". Exemplo: polietileno em vez de "poli(metileno)"; poliestireno em vez de "poli(1-feniletileno)".
Para co-polímeros, costumam-se listar simplesmente os monômeros que os formam, precedidos da palavra "goma", se é um elastômero, ou "resina", se é um plástico. Exemplos: goma estireno-butadieno; resina fenol-formaldeído.
É frequente também o uso indevido de marcas comerciais como sinônimos de polímeros, independentemente da empresa que o fabrique. Exemplos: Nylon para poliamida, Teflon para politetrafluoeretileno, Neopreno para policloropreno, Isopor para