monomeros e polimeros
Ex. de polímeros:
Hidrocarbonetos, derivados de petróleo. Os hidrocarbonetos estirenos e etileno reagindo em cadeia formam plásticos. Essa reação entre monômeros é chamada polimerização.
Nos oceanos, as sacolas plásticas se arrebentam em pedaços menores e se tornam parte da cadeia alimentar de animais marinhos dos mais variados tamanhos. Ao ingerirmos esses animais, engolimos também resíduos de plástico que fazem mal à nossa saúde.
Nas grandes cidades, as sacolas descartadas de maneira incorreta entopem os bueiros, provocando enchentes. Além disso, elas podem acumular água parada e proliferar criadouros do mosquito da dengue. com a decomposição lenta dos orgânicos aprisionados nas sacolas plásticas, produz-se mais gases metano e CO2, que contribuem para a aceleração do aquecimento global.
Se depender de ações por parte do governo ou instituições com fins (muito) lucrativos, nada será alterado. A ação deve vir da própria população – que deve se conscientizar do problema e buscar alternativas.
Na Europa, desde o ano 2000, algumas cidades passaram a cobrar entre R$ 0,20 e R$ 0,70 por cada sacola plástica entregue nos caixas de supermercado, enquanto as unidades de papel são opção gratuita. Na Irlanda, o consumo chegou a cair 90% e o imposto é convertido para ações de proteção ambiental. Na Holanda, foram adotadas sacolas plásticas reutilizáveis, feitas com material mais resistente, e também vendidas em supermercados. Na Suíça, são usadas sacolas de ráfia e de lona. Já nos Estados Unidos, o consumidor pode optar tanto pelo saco plástico quanto pelo de papel ao comprar em supermercados. Os norte-americanos preferem a segunda opção. Enquanto no fim dos anos 1990 a proporção de embalagens de papel para as de plástico era de uma para quatro, atualmente é de uma para uma. Na Índia e África do Sul, os estabelecimentos foram proibidos de distribuir