montagem e conservacao dos insetos
5. MONTAGEM E CONSERVAÇÃO DOS INSETOS
Uma amostra dos insetos observados nas flores pode ser coletada e mantida em caixas especiais formando um insetário. Este insetário irá ajudá-lo pois servirá como referência para outras atividades de campo. Métodos de coleta, montagem, etiquetagem e acondicionamento são dados a seguir.
Como coletar?
A coleta dos animais deve ser feita com auxílio de uma rede, que é para insetos grandes e ativos, e de um aspirador, que é especialmente útil para captura de insetos pequenos. Uma rede simples pode ser montada como mostra o esquema.
Figura 19a - Você precisa arranjar um cabide de arame, um cabo de vassoura, um pedaço de filó e uma tira de pano.
Figura 19b - O cabide funcionará como armação para a rede, sendo este fixado ao cabo de vassoura com auxílio de fita isolante ou arame.
Utilização da rede
Figura 20a - Passar a rede
"varrendo" a área cima das flores
Figura 20b - Dobrar a rede sobre si mesma mantendo o inseto no fundo Figura 20c - Apanhar o inseto da rede com o frasco mortífero, tomando cuidado para não danificar ou quebrar o animal
Utilização do aspirador
Figura 21a - Montar o aspirador
(Cuidado: use frasco limpo). Aspirar os insetos que estão nas flores.
Figura 21b - Evite deixar vários insetos acumulados no aspirador. Eles podem brigar ficando assim danificados.
Figura 22a - Substituir a rolha do aspirador pela rolha com algodão e éter, montando um frasco mortífero.
Figura 22b - Deixar o inseto no frasco até sua imobilização.
Como espetar?
Os insetos podem ser montados de diferentes maneiras. Uma vez prontos, eles podem ser guardados por muito tempo. O mais comum é espetarmos os insetos com alfinetes especiais, chamados de entomológicos, que são numerados segundo sua espessura (000, 00, 0, 1, 2, 3). Os animais devem ser espetados em uma altura uniforme no alfinete e para isto deve-se usar um bloco de alfinetar. O alfinete é colocado verticalmente