Mont blanc
O mercado de luxo é o paraíso das marcas, os consumidores deste seguimento de mercado, são mais do que leias eles são adoradores das marcas pelas quais pagam fortunas, em troca de valores sociais que recebem, como satisfação, status, estes valores ultrapassam até mesmo os impostos pela marca, como qualidade, design e estilo.
O mercado de luxo conquistou muitos seguidores aqui no Brasil, que vem se tornando um país potencial para este seguimento, muitas marcas são as queridinhas de uma parcela da sociedade que podemos chamar de exclusiva, dentre estas marcas está a Montblanc. [pic]
As lojas Montblanc no Brasil, em especial as de São Paulo estariam entre as mais bem sucedidas da rede no mundo.
A estratégia das marcas de luxo, se baseiam em produtos de alto desempenho e preço premium, os canais de venda são seletivos.
A história da tradicional marca alemã começou em 1906, quando foi fundada da cidade de Berlim a Simplo Filler Pen, o objetivo era desenvolver a melhor caneta do mundo, que não vazasse. Como estratégia a sede foi para Hamburgo, para facilitar a importação e exportação. Somente em 1910, com o lançamento de uma coleção é que a empresa adotou o nome MONTBLANC, em 1919 foi inaugurada a primeira loja em Hamburgo, logo após outras foram inauguradas em outras cidades.
Em 1924, a marca entrou para o Mercado de Luxo, com o lançamento da Meisterstück, legendária caneta-tinteiro, tornando um mito do segmento de instrumentos para escrita, no mesmo ano a empresa percebeu a importância em lançar produtos que fossem um investimento, criando a garantia permanente, impulsionando assim a venda dos produtos. A marca neste período já era comercializada em mais de 60 países ao redor do mundo, houve um grande investimento em decoração de vitrines, catálogos e treinamentos da equipe de vendas.
A força e a importância da marca era tão grande, que uma de suas oficinas de manutenção que foi destruída pelos bombardeios