Enfermagem
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ENFERMAGEM
SOBRADINHO-DF
JUNHO/2011
FRANCISCA APARECIDA DANTAS
TURMA: O
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ENFERMAGEM
Trabalho apresentado ao Colégio Barão do Rio Branco – Mont Blanc como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Enfermagem, sob a orientação da Prof. Cícero da Silva Nunes.
SOBRADINHO-DF
JUNHO/2011
RESUMO
“Urgência e Emergência” é um componente importante da assistência à saúde. O grande número de acidentes e da violência urbana que vitimizam dezenas de pessoas diariamente tem mobilizado gestores de saúde a investir na estrutura assistencial que dê resposta às reais necessidades da população, o que significa investimento também na capacitação e aperfeiçoamento de profissionais técnicos. A área de Urgência e Emergência compreende a assistência pré-hospitalar cujo atendimento é prestado nos locais onde a vítima se encontra e, hospitalar, realizado nos prontos-socorros. Esse tipo de atendimento exige profissionais de enfermagem qualificados que possam oferecer cuidados imediatos e seguros aos pacientes em estado grave e que apresentam risco de morte.
INTRODUÇÃO
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o atendimento de emergência é definido como assistência prestada em um primeiro nível de atenção, aos pacientes de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica. Em uma emergência, a ,enfermagem deve estabelecer prioridades de assistência de acordo com a avaliação preliminar, garantindo assim a identificação e o tratamento das situações que ameaçavam a vida do paciente. O atendimento de urgência surgiu nos campos de batalha com a necessidade de retirar soldados feridos o mais rapidamente da área de guerra. Hoje em dia, esse tipo de assistência é mais importante no atendimento à população civil, para proporcionar um pronto atendimento médico ao