Monstros sa
A formulação e implementação de estratégias empresariais é um processo de gestão visando à tomada de decisão a médio e longo prazos, envolvendo decisões relativas à definição de negócios (produtos, serviços, clientes alvo, posicionamento, etc.), objetivos e, muito em especialmente, os fatores críticos de sucesso.
A estas decisões, pelo seu caráter duradouro e pelo que representam no relacionamento futuro da empresa com o seu meio ambiente, atribui-se o caráter de decisões estratégicas. Precedem e condicionam as decisões operacionais, visando obter o maior retorno possível através da satisfação dos clientes.
Para um determinado negócio, as decisões estratégicas são tomadas através do processo de formulação da estratégia.
Tal processo basicamente envolve:
- a definição da missão, visão e valores da empresa.
- a identificação de ameaças e oportunidades que o ambiente externo pode trazer à empresa, no presente e/ou no futuro ( Diagnóstico Externo)
- Identificação dos fatores críticos de sucesso que servirá para empresa avaliar seus pontos fortes e fracos
- a identificação dos pontos fortes e fracos que a empresa possui, em relação aos seus ativos tangíveis e intangíveis, quando comparados com os fatores críticos de sucesso (o Diagnóstico Interno). As conclusões retiradas destes diagnósticos vão condicionar as fases seguintes do processo:
- a formulação de objetivos estratégicos
- a definição das estratégias
- o plano de ação para implementação das estratégias
- o controle e avaliação da implementação das ações através de indicadores e
- a implementação de ações corretivas em relação às causas dos desvios identificados na etapa anterior.
Esta sequência desenvolvida na lógica fundamental do processo, não invalida o caráter eminentemente iterativo deste mesmo processo.