monstros sa
No filme “Monstros S.A.” (o final S.A. indica que se trata de uma empresa), é possível identificar e refletir alguns aspectos de relevante interesse para o mundo dos negócios. A história mostra uma empresa especializada em coletar um determinado tipo de material (grito das crianças) que para a sociedade dos monstros, funciona como fonte de energia elétrica. Essa empresa é rigorosamente organizada: possui hierarquia, metas a serem alcançada, divisão de trabalho, horários a serem cumpridos e regras, logo,contem tudo que uma organização do “mundo real” deve ter.
1. Organizações
1.1 Principais componentes (objetivos; recursos e processo de transformação)
A energia que é objeto de produção exclusiva da organização Monstros, INC. , era obtida através dos sustos que os monstros (funcionários) pregavam nas crianças durante a noite. Assim, o grito era guardado no estoque da empresa para ser utilizado posteriormente com o intuito de ser uma fonte de energia elétrica para a Monstercity (cidade dos monstros). Desta forma, a organização Monstros INC. disponibilizava todos os recursos necessários para que seus funcionários exercessem seus trabalhos a fim de contribuir com o sucesso da empresa; tais recursos eram: espaço, ou seja, a própria estrutura da empresa, a empresa mantém um imenso depósito de portas, e as processa por um sistema industrial e automatizado, qual uma linha de produção, máquinas e equipamentos e, o tempo, tanto do dono quanto dos empregados e os conhecimentos intelectuais de toda equipe para a realização do trabalho.
2. Processo dinâmico
Quanto às funções básicas da administração, a saber, planejamento, organização, coordenação e controle, no filme pode-se identificar de modo geral os seguintes aspectos: divisão do trabalho, equipe integrada e coordenada, metodologia e estratégia de produção, projeção de metas, divergências de opiniões entre as equipes, inovação, dentre outros.
2.1 Coordenação de