Monopólio e monopsônio
Monopólio é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém um mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Ou seja, é a situação de mercado na qual existe apenas um vendedor ou produtor que oferece um serviço ou um bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades para determinado setor.
Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço ou bem que o monopolista oferece, e não deve haver a menor ameaça de que outro concorrente entre no mercado isto permite ao monopolista o controle de preços. O monopolista como ele é o único produtor de determinado produto, a curva de demanda com que se depara é a curva de demanda de mercado, a qual relaciona o preço recebido pelo monopolista com a quantidade a ser vendida por ele. No mercado monopolizado, a quantidade será menor e seu preço será maior do que a quantidade e o preço do mercado competitivo. Tal fato impõe um custo à sociedade, porque menos consumidores poderão adquirir o produto e aqueles que o fizeram estarão pagando um preço mais elevado. É por esse motivo que as leis antitrustes proíbem as empresas de monopolizar a maioria dos mercados. Quando economias de escalas tornam o monopólio desejável, por exemplo, empresas locais de geração de energia elétrica verão como o governo pode aumentar a eficiência por meio da regulamentação do preço do monopolista.
Monopólio corresponde à prática de controle exclusivo do mercado de determinado seguimento, desse modo à empresa regulamenta os preços e a oferta dos produtos.
Apesar dos monopólios serem combatidos por diversos países, as empresas encontram várias maneiras de praticá-los.
Recentemente existem formas distintas de práticas monopolistas são elas:
• Truste: corresponde a um tipo de oligopólio que se desenvolve a partir da junção de um grupo de empresas distintas que se tornam um único