Monopólio e monopsônio
O termo monopólio se emprega para designar uma situação na qual a concorrência é restrita. É uma situação de mercado em que uma única empresa produz um bem ou serviço e que não tenha substituto próximo. Esta empresa detêm a totalidade da oferta deste bem neste mercado.
Atuando desta forma em uma economia, a empresa adquire uma força para poder influenciar na determinação do preço do produto. A empresa é uma formadora de preço, pois não se subordina a determinado preço ditado pelo mercado.
Tipos de Monopólio:
- Monopólio legal:
As empresas operam atravès de barreiras legais, diante do registro de patente de seu produto, atravès de licenças e concessões governamentais. Uma das características importante é que os monopólios legais, geralmente são de propriedade da iniciativa privada e regulamentados pelo Governo.
Podemos verificar este tipo de atuação nos serviços de fornecimento de água, eletricidade, meios de transporte coletivo, concessões de canais de rádio e televisão, etc.
- Monopólios estatais:
São empresas que tem uma característica importante, pertencem e são regulamentadas pelos governos (Federal, Estadual, Municipal).
Podemos visualizar esta atuação na exploração de recursos minerais estratégicos e petróleo.
Monopsónio:
Em um mercado, existem muitas empresas vendedoras de um determinado produto para uma única empresa compradora. As empresas atuam pelo lado da demanda e tornam-se demandantes deste produto no mercado. O monopsonista tem um controle significativo sobre o preço que deseja pagar por um insumo. Desta forma, a empresa torna-se uma definidora de preço, pois sendo a única compradora, adquire força para impor o preço de compra.
Este tipo de atuação pode ser verificada no mercado de laticínios, frigoríficas, e atualmente no mercado de plantação de cana de açúcar, onde as empresas numa determinada região produtora, tornam-se as únicas demandantes do produto.
Poderes economicos do Monopólio e Monopsónio
Poder do