Contabilidade
Nesse trabalho iremos aprender um pouco mais sobre, monopsônio bilateral, oligopsônio, monopsônio e concorrência perfeita no mercado de fatores. Onde entenderemos como se forma seus preços, suas características e aplicar alguns exemplos.
Desenvolvimento
* Monopólio Bilateral
O monopólio bilateral se da origem quando o mercado coexistente ao monopólio de oferta e de demanda faz com que os preços sejam influenciados tanto pelo vendedor quanto pelo comprador. Sendo assim o vendedor o monopólio e o comprador o monopsônio, podendo ambos determinar os preços. Um exemplo de monopólio bilateral são os das peças aeroespaciais, onde esse mercado se torna bem comum. Um determinado produto para um único comprador.
Determina-se o preço através do poder de barganha do comprador e do vendedor. O vendedor busca maximinizar seus lucros, o comprador, como sendo o único, já têm idéia de quanto ira pagar.
* Oligopsônio
O oligopsônia é um mercado com poucos compradores e com mais vendedores, tornando-se uma competição imperfeita.
Tendo poder de mercado, os oligopsonistas podem influenciar os preços de certos bens, podendo variar somente em quantidade adquirida. Um exemplo de oligopsônio é o mercado de cacau, onde as grandes empresas compram grande parte dos grãos, que são geralmente produzidos por pequenos produtores de países com menos desenvolvimento.
* Monopsônio
O monopsônio é um mercado com apenas um comprador, conhecido como monopsonista e com inúmeros vendedores. Também é um tipo de competição imperfeita.
Tendo poder de mercado e podendo influenciar nos preços, os monopsonistas variam apenas na quantidade comprada. Um exemplo de monopsonio seria uma indústria de laticínios que é a única compradora e os vários produtores de leite de certa região os vendedores. A empresa se compromete a comprar toda a produção e produzir diversos produtos derivados do leite, criando assim um monopsônio
* Concorrência perfeita no mercado de fatores
A