Comportamento humano nas organizações
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CHO - COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
ESTUDO DE CASO:
A filosofia da empresa
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
Atividade 2: Estudo de Caso: A filosofia da Empresa
Na primeira questão interpretamos o caso de uma organização líder no mercado, que perdeu sua posição para um concorrente, e isso gerou na diretoria e nos funcionários vários conflitos. O clima causado na diretoria foi de certo desespero, como consequência desse clima, a diretoria tomou decisões precipitadas, começando com um severo programa de restrição de despesas e corte de pessoal, o que gerou um clima de desmotivação e insegurança entre os funcionários.
Após uma reunião, a atitude dos diretores em relação à situação do clima da empresa, primeiramente, foi de refletir sobre as atitudes erradas que foram tomadas frente a crise, como reagindo com pânico procurando os ‘culpados’, não enfrentando o problema, racionalizando, criando uma ótica pessimista e aceitando o fracasso, traumatizando o pessoal com os cortes, etc. E os erros fundamentais que os levaram a essas atitudes foi não terem uma filosofia bem definida e faltarem referências de valor. Depois buscaram estratégias e medidas para melhorar a imagem da empresa para seu público e buscar sua originalidade, e assim garantir uma organização renovada.
A oportunidade de lançamento da filosofia da empresa foi determinada pelo seu presidente, e seria pronunciada no mês de comemoração de seu aniversário, que segundo o presidente seria um momento propício. Foi então lançada uma ‘Carta de Princípios da organização’ lida pelo presidente em um discurso para todos da empresa, nessa carta destacavam-se o estímulo ao autodesenvolvimento individual como forma de respeito ao homem, a valorização