Resumo
Principais Pontos Turísticos:
O rio Subaúma e o rio Crumaí
Onde se pode admirar o encontro da água doce com o mar.
O mirante do Cruzeiro
Oferece uma visão panorâmica de toda a área urbana de Subaúma.A cachoeira dos Índios, que é formada pelo rio Subaúma, tem uma queda d’água de 5 metros e forma um poço natural excelente para o banho. Nas suas proximidades há uma área de piquenique.
A lagoa Verde
Cercada por coqueiros e restinga, faz parte de um conjunto de lagoas formadas entre o cordão de dunas. De água doce, fria e cristalina, tem uma coloração azul esverdeada por causa do reflexo do céu, e da vegetação subaquática.
A lagoa de Panela
Fica bem próxima à lagoa Azul, e é cercada por mata densa e restinga.
Praia de Barra de Subaúma
O local é completamente urbanizado, com barracas de praia, restaurantes e pousadas. Os banhos de mar e de rio são favoráveis nesse trecho, que também é um excelente pesqueiro de robalo, pescada, canapum, vermelho e bagre. Os mergulhadores também se esbaldam com a grande ocorrência de lagosta em seus arrecifes.
Subaúma
Durante as baixas-mares afloram arrecifes que formam piscinas naturais, as quais atraem visitantes do mundo inteiro. Com uma boa infra-estrutura de apóio ao visitante, na praia encontran-se pousadas e barracas bem equipadas, que disponibilizam caiaques para aluguel. O local também é sede do Projeto Tamar.
O Rio Subaúma, à esquerda do povoado, deságua em uma grande e calma bacia onde se misturam águas doce e salgada, muito apreciada para o lazer. Uma antiga murada adentra o rio e é o ponto preferido dos pescadores em busca do robalo. Os mergulhadores também se esbaldam com a grande ocorrência de lagosta em seus arrecifes.
A caminhada na praia em direção ao farol faz parte de qualquer programa de quem visita Subaúma, além de se fazer um passeio para a Lagoa Verde, entre Subaúma e Baixio.
Está a 120 quilômetros do Aeroporto de Salvador e a via de acesso entre a Linha Verde e a vila é asfaltado e