Monografia sobre o McDonalds
A escolha do tema foi instigada pela analogia entre os fenômenos da globalização, a recente crise do sub-prime nos Estados Unidos e os pontos em comum com o surgimento e evolução do McDonald’s, que também em um período de crise, na década de 30, quando os Estados Unidos e o mundo viviam os efeitos da Grande Depressão iniciada em 1929.
Já na década de 80, com a globalização em curso, o seu desenvolvimento e crescimento tinham se incorporado de tal maneira à cultura norte-americana e global, ao ponto de, na década seguinte, ocorrer o seu ingresso na Rússia pós-soviética. O McDonald’s é símbolo da cultura americana e da globalização, que muitas vezes é até considerada “americanização” ou até “McDonaldização” por conta de sua imensa influência mundial. A posição econômica do McDonald’s, mundialmente, é tão grande que, mesmo em períodos de crise, os riscos de prejuízo para a empresa praticamente inexistiram. O escopo do presente trabalho é demonstrar a relação entre a rede de fast food McDonald’s e o processo de globalização, delimitando os principais pontos onde ambos são congruentes, e apresentar também a história do surgimento do conceito de fast food e da lanchonete McDonald’s.
1. O SURGIMENTO DO MCDONALD’S
1.1 OS IRMÃOS MCDONALD
Tudo começou em 1937, quando os irmãos Maurice e Richard (Dick) McDonald resolveram abrir uma lanchonete Drive-In em Arcádia, na Califórnia – EUA. Após apenas três anos, em 1940, decidiram abrir uma nova lanchonete, agora já com o nome McDonald’s, na cidade de San Bernardino, também na Califórnia. Desta vez, o estabelecimento era composto por atendentes de patins que levavam os pedidos até os carros dos clientes. O cardápio da época era composto por aproximadamente 25 itens, sendo, sua grande maioria, churrasco. Porém, o índice de lucro, que começou a crescer por conta da popularidade, provinha quase inteiramente da venda de hambúrguer. “Quanto mais martelávamos sobre o churrasco, mais vendíamos hambúrguer”