Mareting
Douglas; Haley; Joselito Andrade; Marilia
Newton Kimo; Reinaldo Lelis; Renato Henrique
RESUMO
Frequentemente ouve-se falar em relacionamento com o cliente, em marketing, estratégia e precificação, neste sentido, este artigo aborda esses temas. Sabe-se que a precificação é estratégia na tomada de decisão em busca da fidelização/retenção dos clientes, principalmente quando os aspectos considerados no relacionamento com clientes são o tratamento dos mesmos, os custos e os concorrentes. Assim, busca-se numa revisão de literatura informações sobre o tema. que tem como objetivo analisar a visão de autores sobre os temas e verificar a relação existente entre precificação, estratégias e relacionamento com clientes.
Palavras chave: Estratégia. Precificação. Relacionamento
1 INTRODUÇÃO
A história do comércio distribuidor registrou enormes transformações nos processos operacionais do comércio varejista, de acordo com Silva (1990) principalmente a partir da década de 1930, o advento, instalação e o fortalecimento da técnica de auto-serviço fez ver a necessidade de criar alguma nova técnica operacional para complementar as operações mercadológicas. Sem o tradicional suporte dos balconistas e com inteira liberdade de escolha para os consumidores, foi preciso repensar o enfoque dado aos produtos, de forma a torná-los realmente atrativos nas lojas de varejo.
No princípio do século XX prevaleceu no mercado a idéia de uma economia sem limites que provocou a crise de 1929 e a reação intervencionista, que perdurou com a 2ª Guerra Mundial e até a década de 1970, quando se iniciou uma campanha em prol do consumidor e de estratégias para fidelizá-lo baseada nos conceitos de marketing criado na década de 50 por empresas bem sucedidas (MCDONALD,2001)
Já no século XXI os planos de marketing utilizam a precificação como estratégia para atrair consumidores.
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
Analisar a