Monografia Malevich
O presente trabalho visa conduzir uma dissertação acerca da obra e vida de Mikhail
Severinovitch Malevich uma das figuras de destaque dentre as vanguardas artísticas que abriram o século XX. Fundador da corrente Supematista.
Para tornar mais sólida a fundamentação da Análise da obra escolhida - “O Quadrado
Negro”, de 1915. Optou-se por Fazer uma passagem breve pelos principais acontecimentos de sua vida que estejam relacionados à sua trajetória artística, de modo a estabelecer um eixo cronológico que embase a análise da obra.
Em seguida procurou-se focar aspectos relativos à sua produção que representaram rupturas ou transformações ao longo de seu desenvolvimento pictórico, tentando destacar e entender algumas mudanças na própria maneira de pensar aspectos filosóficos da arte que rompem com o modo de entendê-la até então.
Ao ingressar na análise é espera-se que exista coerência entre àquilo que já foi abordado (vida e obra) e a análise própiamente, na tentativa de oferecer uma visualização holística sobre seu trabalho. De forma que a análise de uma de suas obras não fique desamparado do seu contexto, tampouco de seu lugar no desenrolar do pensamento teórico de Malevich. Explicitando o caráter de transitoriedadedessa obra especificamente, que inaugura um novo modo de ver e de pensar a arte que transbordará mais tarde para arquitetura e no surgimento do design. De modo que a análise em si possa ser uma demonstração de como essas obras transitórias podem ter uma carga de significado tão vasto quanto as obras-primas, que podem não ser a conclusão de um processo, mas são um momento no percurso que abre o caminho mental para que a obra-prima seja possível.
Foto.: 1 – Foto de Malevich, Google
BIOGRAFIA
Nasce em 1878 Kazimir Seveinovich Malevich, filho de pais camponeses de ascendência russo-polonesa cresce num meio rural humilde no qual teve pouco contato com a educação formal e em contrapartida muito contato com o universo