Arte história
Analise do Modernismo
São Paulo
2013
Alain Ferreira, Barbara Zocca. Felipe Pereira, Thalissa Agnes e Verônica Sousa
Analise do Modernismo
Monografia apresentada ao professor Antônio Busnardo de História da Arte e Arquitetura do Centro Universitário FIAM FAAM com exigência de composição da nota regimental da matéria.
São Paulo
2013
Introdução
Analise feita com base ao tema modernismo, porém voltado para sua inserção na arte e arquitetura, levando em conta seus princípios, conceitos e representações até meados da década de 70.
Sendo o mesmo um conjunto de vários movimentos culturais, escolas e estilos, concentrados na primeira metade do século XX. Mesmo que haja a possibilidade de encontrar certa semelhança entre tais movimentos citados na pesquisa, também diferenciam-se entre si.
“Durante o século XX, com o advento da tecnologia em decorrência da Revolução Industrial, na qual o resultado foi o espantoso progresso material, as grandes potências mundiais entraram em uma disputa totalmente acirrada pelo poder. Dessa forma, em meio a uma instabilidade política entre países europeus, ocorreu a Primeira Guerra Mundial, em 1914. Tal conflito foi o estopim para o surgimento de um sentimento nacionalista, resultando na criação de várias correntes ideológicas, tais como o nazismo, o fascismo e o comunismo, as quais mudaram o cenário mundial durante o decorrer do século.
E foi justamente entre o período compreendido entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial que ocorreram os movimentos artísticos denominados vanguardas. Como podemos observar, todos tiveram a terminação em “Ismo”, e todos, mesmo possuindo características divergentes entre si, pautavam-se pelo mesmo objetivo: O questionamento do legado cultural deixado pelo século XX, cujos padrões acadêmicos, baseados numa arte cristalizada e