estudo dirigido - sistemas psicologicos I
NOME: Adriano Marcos da Silva
CURSO: Psicologia
PERÍODO: noturno
TURMA: N1
PROFESSORA: Fabiola Borges
TEXTO I – “A Evolução da Psicologia”
1 – Argumente sobre a importância de conhecer o contexto histórico-social na história da psicologia.
R – Nada acontece por acaso, ou num passe de mágica, tudo é resultado de um processo histórico, sendo assim é extremamente importante saber como nasceu, onde nasceram os primeiros passos, bem como as contribuições que deram. As experiências, os estudos, os projetos que agregaram conhecimento ao longo da história da psicologia.
2 – discorra sobre o pensamento psicológico entre os gregos a partir das ideias de Platão e Aristóteles.
R – Platão discípulo de Sócrates que procurou definir um lugar para a razão em nosso próprio corpo. A cabeça onde se concentra a alma humana. A medula seria a ligação entre a alma e o corpo, quando alguém morria a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo. Já para Aristóteles discípulo de Platão, teve contribuição inovadora ao postular que a lama e o corpo não podem ser dissociados. Para Aristóteles a pysiché seria o princípio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce se reproduz e se alimenta possui psyché ou alma. Os vegetais teriam a alma vegetativa, que se define pela função de alimentação e reprodução. Os animais teriam essa alma e a alma sensitiva, que tem a função de percepção e movimento, e o ser humano teria os dois níveis anteriores e a alma racional que tem a função pensante.
3 – Discuta a influência do cristianismo no pensamento sobre o mundo e o homem na idade média e como é possível perceber tal influência no pensamento de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
R – Com o crescimento e o domínio de vários territórios pelo império Romano surge e se desenvolve o cristianismo, pela imposição dos romanos, nessa época já existiam ideias sobre o mundo psicológico, inspirado por Platão, Santo Agostinho afirma