Colesterol
O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
O colesterol faz parte do grupo dos esteróides, onde estão os hormônios sexuais masculinos e femininos, e é um dos esteróides mais conhecidos pelo fato de causarem muitas doenças do sistema cardiovascular.
Porém o colesterol não causa apenas danos à saúde das pessoas. É claro que uma ingestão exagerada de gorduras de origem animal, onde existe uma grande quantidade de colesterol é extremamente perigoso para a saúde. Mas o corpo necessita do colesterol. Ele é fundamental para o ser humano e para os outros animais, pois o colesterol é um dos componentes das membranas celulares e é precursor dos hormônios sexuais. O colesterol é utilizado como matéria-prima para a fabricação desses componentes citados.
O colesterol pode ser adquirido de duas formas:
1) através da ingestão de alimentos de origem animal (carne, gorduras, queijos, gema de ovo, etc.)
2) Pode ser fabricado pelo fígado. Além de fabricá-lo, o fígado também pode destruí-lo quando em excesso.
Quando uma pessoa possui problemas no fígado esse metabolismo fica prejudicado, e associado ou não à alta ingestão de gorduras, a pessoa acaba tendo uma taxa de colesterol muito elevada.
O colesterol ingerido ou fabricado é lançado na corrente sanguínea e transportado aos diversos órgãos através de proteínas especiais presentes no sangue (HDL e LDL).
Quando está presente em excesso no sangue, o colesterol pode se depositar na parede de artérias e prejudicar a passagem de sangue até o coração. Como o sangue transporta gás oxigênio, a falta desse gás nas células musculares