tabalho de gestão ambiental
Neste trabalho serão relatados os motivos principais de poluição do ar, dando ênfase ao mau cheiro, tendo em vista suas consequências, causas, medidas corretivas e leis federais e estaduais de meio ambiente a serem seguidas sob pena de lei.
Poluição do ar
A poluição do ar é resultado dos vários tipos de quantidades de poluentes que nele se encontram. É muito comum nas grandes cidades e afeta não só o homem, mas também as plantas e os animais.
As principais fontes de poluição são: as indústrias, os motores dos veículos automotores, aviões e queima de lixo.
Principais fontes poluidoras
As substâncias responsáveis pela liberação de odores para o ar são geralmente gases inorgânicos ou compostos orgânicos voláteis, sendo os primeiros resultados da atividade biológica nos esgotos e fontes correlatas, e os orgânicos derivados da presença de resíduos ou produtos industriais.
Mau cheiro
Os compostos químicos normalmente associados a maus odores são as mercaptanas, indóis, ácidos inorgânicos, aldeidos, cetonas e compostos orgânicos contendo nitrogênio ou átomos de enxofre.
Entre os compostos inorgânicos, a amônia (NH4) e sulfeto de hidrogênio (H25), são considerados as principais causas do odor de esgotos domésticos.
Grupos químicos principais
Causas de odores: sulfeto aminicos, proteínas, ácidos graxos, aminas graxas e outras moléculas graxas, compostos nitrogenados e sulforosos, monômeros acrílicos e venéficos, água amoniacal e amônia, mercaptanas, fontes nitrogenadas e sulfurosas.
Na indústria as principais fontes de odores são: fábricas de fibra de vidro, alimentícia, borracha, papel, açúcar, moldagem, refino de óleo, gordura, emulsões acrílicas, tintas, vernizes, resinas, limpeza de tanques, gás natural, dutos de ar condicionado, caixas de água industriais, aterros sanitários,