MONOGRAFIA FINAL
ALUNO: JOHN RODNEI GOMES DA SILVA
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL
“Professor não é aquele que ensina, mas que desperta no aluno a vontade de aprender” Jean Piaget (1896 – 1980)
O curso de Metodologia do Ensino de Física no seu decorrer foi muito importante, além de gratificante pessoalmente, por ter desenvolvido uma vontade maior no que diz respeito ao desenvolvimento de hipermídias e afins para o ensino de física. Tendo as citações anteriores em mente, faz-se necessário ressaltar que o ensino não é composto de pessoas com as mesmas características tanto intelectuais como física e este aspecto é muitas vezes deixado de lado.
Atualmente o governo brasileiro instituiu por lei a inclusão das pessoas com deficiências intelectuais e físicas no ensino regular, mas será que as escolas estão preparadas para receber todos os tipos de alunos? Será que os professores recebem formação para isso? Como utilizar materiais para o ensino de física para alunos com deficiência intelectual ou física?
Escolheu-se aqui abordar o ensino de física para deficientes visuais, especificamente por uma questão de tempo para abordar o assunto, mas as questões levantadas acima deveriam ser feitas por todos os docentes e também os estudantes afim de que possamos melhorar nosso ensino.
Para abordar o assunto do ensino de física para deficientes visuais, analisou-se a dissertação do mestrando Alexandre César de Azevedo da Universidade Federal do Rio de Janeiro cujo título é o mesmo desta monografia.
O artigo tem como objetivo dar suporte a criação, desenvolvimento e adaptação de material didático para o ensino de Física e Matemática a alunos com deficiência visual. Sugerir atividades e estratégias de ensino organizadas de modo sequencial, o que já faz uma alusão ao que vimos no decorrer do curso.
Como produto desta dissertação, foi desenvolvido um material didático onde o professor