Educacao 16 08
Uma das necessidades educacionais na modernidade é a de formar cidadão crítico e consciente do papel que ocupa na mesma. Ou seja com o objetivo de promover a emancipação do sujeito.
Pois a educação é o possível ato com os quais ele tem que interagir da capacidade de se relacionar com os outros.
Aristóteles, ensinava que a formação é o processo que traz a tona aquilo que era potência , a realização do ser. A educação é o meio para o desenvolvimento da pessoa humana a para a realização das suas potencialidades.
O saber era transimitido oralmente e destinando as classes dominantes.Surgi então dois tipos de educação
O intelectual para a classe domintante;
O técnico normativo destinado aos plebeus.
Na atuação politica economica as profundas alterações colocam um grande desafio diante da educação produzido ao homem novo, apto a compreender,a aceitar e atuar nos novos modelos e paradgmas.
Abrem -se novas perpectivas e necessidade diante do processo pedagógico insispiradas pelo novo modelo de homem.
A divisão do mundo causou a reação da igreja católica, em virtude disto travou um luta desesperada contra o Estado Moderno, contra a reforma protestante e contra todas as instituições novas, frutos do pensamento moderno. Assim novas unidades escolares foram criandas, o colégio interno cogitando as classes menos privilegiadas, revelando assim, seu perfil ético social e religioso.
Todas as profundas realizações que a modernidade realiza no decorrer histórico consiste na transformação social pois segundo Rousseau “todo o homem nasce bom e a sociedade corrompe”. Esse pensamento será o critério que irar permear o novo ideal de Educação.
No século XX, após a polarização do mundo, a relação entre a educação e a politica tornou-se ainda mais extreita.
Com essas mudanças no século XXI a informação que se deseja de fácil acesso sem muito esforço, o sujeito humano aprende sem aprendizagem e sem percorrer o caminho do