Monitorização ambiental
2013/2014
Análises Físico-Químicas a uma Água do Furo.
Resumo:
No decorrer da unidade de formação de Monitorização Ambiental, foram realizadas análises a uma amostra de água recolhida no furo da Escola Superior Agraria de Coimbra (ESAC).
A realização destas análises segundo parâmetros Físico-Químicos têm como objetivo a avaliação da qualidade desta água para rega, consumo humano e usos balneares, comparando os resultados obtidos com os valores estabelecidos no decreto-lei 236/98.
Após verificação dos resultados obtidos nos vários parâmetros avaliados, conclui-se que a água do furo se encontra de acordo com os valores e normas regulamentados no decreto-lei de 236/98 para água de consumo humano, rega e balneares.
Palavras-Chave:
Analises; Físico-químicos; parâmetros; Oxigénio Dissolvido, PH, Condutividade
1. Introdução
No âmbito desta unidade de formação (analises físico-químicas), foram realizados varias análises de um curso de água proveniente de um furo da ESAC. Neste projeto pretende-se avaliar as características e qualidade da água para consumo humano, rega, e como agua balnear.
A água é um bem essencial para todos os seres vivos e ecossistemas, e quando alterada por componentes orgânicos, inorgânicos ou microbianos poderá ficar poluída, prejudicando todos os que dela depende.
Neste sentido foram analisados os seguintes parâmetros:
pH;
Condutividade;
Acidez Total;
Acidez Mineral;
Alcalinidade;
Dureza;
Determinação de Nitratos.
2. Amostragem
A amostra foi recolhida pelas 15 horas, no furo da ESAC, junto a casa do motor. Foram recolhidas um total de 6 amostras em frascos escuros, preenchendo-os completamente evitando o contacto com o ar da atmosfera, permitido deste modo obter um resultado mais aproximado de oxigénio dissolvido.
No local foram analisados os parâmetros imediatos:
Condutividade; pH; Sólidos dissolvidos totais;
Temperatura.
Posteriormente,