programa 5s
O programa 5S surgiu no Japão nos anos 50 logo após a Segunda Guerra Mundial, onde o país passava por muitas dificuldades e uma grande crise com relação à competitividade. Foi necessária uma grande reestruturação nas Indústrias japonesas e desta surgiu este programa conhecido hoje em todo mundo, programa este que engloba vários aspectos dentro da organização onde foi criado para ser adotado por todas as pessoas da empresa, do presidente aos operadores de máquinas, passando por todas as áreas da Empresa, tais como as áreas administrativas, de serviços, de manutenção e de manufatura.
“..O programa 5S deve ser liderado pela alta administração da empresa e é baseado em educação, treinamento e pratica em grupo .”
(FALCONI, 1999, p. 173)
A sigla 5S é derivada de cinco palavras japonesas, que são: SEIRI, SEITON, SEISOH,
SEIKETSU, SHITSUKE. No Brasil não são conhecidos com esses nomes e sim como cinco sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e de autodisciplina.
SEIRI – Senso de Utilização.
Este conceito tem como objetivo separar o útil do inútil, descartando sempre o que é desnecessário. Também pode ser: Senso de utilização, arrumação, organização, seleção.
“Em geral, organizar as coisas significa colocá-las em ordem, de acordo com regras ou princípios específicos.
Na linguagem dos 5S’ significa distinguir o necessário do desnecessário, tomar as decisões difíceis e implementar o gerenciamento pela estratificação, para livrar-se do desnecessário.”
(OSADA, 1992, pag. 25 e 26.)
Segundo Osada (1992), a importância da limpeza geral, é que a partir daí, descobriremos porque as coisas estavam tão ruins e chegaremos a causa raiz do problema.
FIGURA 2 - Senso de Organização
Fonte: http://maisgestao.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=863 (22-09-2010)
SEITON – Senso de Arrumação.
Este conceito tem como objetivo, identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa
possa