Monitoria
Sou Monitora do CMEI Maria Secundina Vilela na cidade de Aporé Goiás, desde o ano 2012. A cada dia estou vivenciando novas situações com as crianças, acompanhando as atividades escolares propostas, as atividades desenvolvidas pelos alunos, e o andamento das atividades. Esta escola é composta por 40 alunos com idade entre 0 e 3 anos, no período vespertino, pautando-me no critério da ObservaçãoParticipante.
A Monitoria me possibilitou enchergar como é importante o carinho que cada docente deve ter com o seu trabalho, que a cada dia é uma experiencia nova, que com paciencia tudo vai se transformando de maneira positiva. Pois tudo que é proposto as crianças, elas recebem com alegria, e isso é gratificante.
Como é bom chegar e receber um bom dia com um olhar de expectativa, de como será aquele novo dia?
Esse contato direto todos os dias me proporcionou obter informações sobre a realidade tanto dos alunos como também dos professores em seus próprios contextos, é uma relação de amor e respeito que começa desde seus primeiros passos. E esse trabalho me permite captar uma variedade de situações ou fenômenos que não são obtidos por meio de perguntas, mas de um simples olhar. Embasada em Vygotsky, onde "o desenvolvimento do sujeito ocorre a partir das interações com o meio social em que vive, já que as formas mais complexas emergem da vida social e o psiquismo humano é sempre mediado pelo outro. Ao internalizar as experiências fornecidas pela cultura, a criança reconstrói