Monitoria, clima organizacional e conflitos na ead
José Wendel Cavalcante Ferreira[1]
Resumo
O ambiente de trabalho exerce grande influência sobre a motivação de qualquer trabalhador, seja qual for a organização. O monitor também será influenciado pelo ambiente de trabalho que, por sua vez, influencia o seu estado motivacional. O presente artigo trata de noções gerais sobre clima organizacional, gestão de conflito e as áreas mais comuns de conflito na Educação à Distância - EaD.
Palavras-chave: monitoria, clima organizacional, conflitos na EaD.
Introdução
Chamamos de clima organizacional a atmosfera que cerca o ambiente de trabalho, ou seja, é o complexo constituído pelas expectativas e percepções individuais e de grupo, ambas influenciadas pela cultura organizacional, que, por sua vez, orienta e determina os aspectos referentes ao comportamento de seus integrantes, o que gera um ambiente com características próprias.
E é justamente na atmosfera do ambiente de aprendizagem que se desenvolve a monitoria e, consequentemente, se desenvolvem os conflitos.
Dessa forma, o conhecimento, por marte do monitor, dos conceitos gerais de clima organizacional e gestão de conflitos, o instrumentalizarão na execução do seu papel na EaD e o ajudarão a minimizar os conflitos.
1. Clima Organizacional na EaD
Como já abordado anteriormente, o clima organizacional está intimamente relacionado à motivação dos membros da organização. Chiavenato (1997) descreve uma escala para o clima organizacional que varia do extremo “elevado” para o extremo “baixo”.
Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser alto e proporciona relações de satisfação, de animação, de interesse e de colaboração entre os participantes. Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou por barreiras à satisfação das necessidades individuais, o clima organizacional tende a baixar. O clima organizacional baixo é