Monges idade média
De acordo com os textos indicados e o filme “O nome da Rosa”, podemos concluir que na Idade Média (mais precisamente na Alta Idade Média), os monges eram responsáveis pela propagação do conhecimento na sociedade.
Eles eram também, responsáveis pela proteção espiritual e passavam muito tempo rezando. Eram eles também os únicos indivíduos letrados e por isso eram responsáveis por fazer cópias e registros dos livros.
Era no mosteiro que se encontrava grandes bibliotecas, sendo nelas guardados livros sobre todos assuntos, de inúmeros autores de diversas partes do mundo, particularmente Roma e Grécia, e também a bíblia. A biblioteca tinha acesso restrito, só podendo ser visitada por alguns membros do mosteiro.
Os monges eram sustentados por doações que os camponeses ofereciam em respeito a igreja e a Deus.
Como foram educados na fé cristã, os monges eram obedientes aos ensinamentos da igreja e por este motivo muitos livros eram considerados profanos ou obras demoníacas.
O conhecimento então era oferecido conforme a vontade da igreja, que verificava o que era conveniente o indivíduo conhecer.
Também cito a Santa Inquisição como exemplo de domínio da igreja sobre a sociedade e sobre os monges, pois esta, era responsável em julgar a conduta dos monges e demais, condenando-os em casos extremos até a fogueira.
Podemos concluir então, que o papel do monge foi importante para este período medieval, porém não podemos esquecer que a igreja tinha grande influência sobre eles, no qual eram coagidos e esmagados