Automação
Trabalho sobre União Europeia, do contexto histórico ao político-geográfico. O documento trata da formação do bloco pós Segunda Guerra aos aspectos atuais. |
Resumo
Criado a partir do Benelux, associação econômica entre Belgica, Holanda e Luxamburgo, passou a englobar o restante da Europa a partir da Segunda Guerra Mundial, fator este primordial à formação da União Europeia. A partir dela a Europa precisou tomar iniciativas para alavancar sua economia, bastante devastada durante o período de guerra. Além disso, um bloco com interesses comuns não só expandiria o comércio europeu como também fortaleceria as relações entre os países que até então tinham se enfrentado ferozmente no maior conflito armado da história moderna.
O maior bloco econômico do planeta (em representatividade) passou por inúmeras modificações, inclusive tendo vários nomes até que chegasse ao que é hoje. Possui 27 Estados membros e características gerais que o distingue do restante dos outros blocos. Além da “Área de Livre Comércio”, “União Aduaneira” e do “Mercado Comum”, etapas encontradas em outros blocos, é o único a atingir a fase de união monetária, e caminha à institucionalização de mais uma fase, a quinta; que prevê bandeira, parlamento e constituição únicos.
Em razão da solidez alcançada pela UE, o bloco não descarta a possibilidade de outros países o integrarem. Porém, para que um país seja aceito na UE é preciso que atinja os pré-requisitos estabelecidos pelo bloco no campo político, econômico e social. Atualmente três países concorrem a entrada no bloco, possuindo ainda quatro futuros candidatos.
Sumário
Folha rosto1
Resumo2
Sumário3
Introdução4
História5
Tratados de Roma: CEE/ Euratom6
Tratado de Maastricht7
Novos membros8-9