Educação na Idade média
CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES
CURSO DE HISTÓRIA
TRABALHO SOBRE A EDUCAÇÃO NOS MOSTEIROS E ABADIAS NA IDADE MÉDIA
Ana Clara da Silva Pinheiro
Petrópolis
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES
CURSO DE HISTÒRIA
TRABALHO SOBRE A EDUCAÇÃO NOS MOSTEIROS E ABADIAS NA IDADE MÉDIA
Trabalho de avaliação parcial de curso apresentado à Faculdade de História da UCP como requisito para a conclusão do curso de HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
Ana Clara da Silva Pinheiro
Professor Orientador
MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS
Petrópolis
2014
Ficha Catalográfica
Avaliação
Resumo
Sumário
1 O TRABALHO 7
1. O TRABALHO: FAÇA UMA SÍNTESE DE COMO A EDUCAÇÃO OCORRIA NA IDADE MÉDIA, SOB A GUARDA DOS MOSTEIROS E ABADIAS, E QUAIS FORAM OS PONTOS POSITIVOS DESSE PROCESSO EM RELAÇÃO AO LEGADO ÀS GERAÇÕES FUTURAS, ASSIM COMO OS OBSTÁCULOS À TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO.
A educação nos mosteiros tinha regras que deviam ser obedecidas para que se alcance a ideia do que é ser um monge que a Igreja acreditava ser perfeita, durante um dos jantares dos monges,no filme Em Nome Da Rosa. Foi dito que um monge não deve rir, e que deve manter-se sempre em silêncio, e não deve falar o que pensa até que alguém o questione. Isso é o que se espera da personalidade de um monge, que seja uma pessoa reservada , séria e calada, essas regras deviam ser obedecidas pois acreditavam que Cristo não ria. Como Cristo era exemplo de vida para os monges, para eles, a alegria e o riso deveriam ser proibidos.
Tantos os mais jovens e quanto os mais adultos deviam assistir missas para adorar a Deus. Havia uma sala aonde se tinha lugares para ler, os monges quando precisavam estudar iam para a sala ler, desenhar, escrever, fazer esculturas, fazer cópias que eram próprios dos monges copistas. Na abadia do filme Em Nome da Rosa, possuía uma enorme biblioteca com