Monge o Executivo
Capitulo 1 – As Definições Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Palavras chave para definir liderança: habilidade, influência. Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer.
Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia pessoal.
Poder é uma faculdade e autoridade é uma habilidade. Não é necessário ter coragem e cérebro para exercer o poder.
Capitulo 2 – O velho paradigma
Exemplos de Paradigma: Administração no estilo piramidal. O vértice pra baixo. Faça o que eu digo. Viver sob a regra de ouro, que diz: “Quem tem o ouro faz as regras”.
Nesse modelo, os empregados são as pessoas mais próximas do cliente. Quer dizer, o presidente pode até conhecer os clientes pessoalmente, mas o mais importante é o produto que é vendido, o que está na “caixa” quando o cliente abre. E a última pessoa que tocou na caixa foi o trabalhador (empregado). Isso os faz mais próximos dos clientes.
Nesse tipo de organização, todos estão olhando pra cima, para o chefe, e longe do cliente.
Simeão pede para imaginarem um sistema cujo foco fosse servir o cliente, onde os empregados estivessem na linha de frente servindo aos clientes e garantindo que suas verdadeiras necessidades estivessem sendo satisfeitas. E assim por diante, pirâmide abaixo. Isso é um novo paradigma, reconhecendo que o papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte.
Capitulo 3 – O Modelo
Simeão desenhou no quadro a pirâmide da liderança:
Liderança
Autoridade
Serviço e Sacrifício
Amor
Vontade
Mas o que é o amor?
Quando se fala de “amor”, pensamos logo no sentimento. Mas nesse ambiente, quando falamos de amor, falamos do comportamento e não do sentimento.
Tendo a vontade e