Monge e Executivo
O livro “O monge e o executivo” conta a história de John Daily, um executivo bem sucedido casado e pai de um casal de filhos. Na década de 90 era gerente- geral numa indústria de vidro com mais de quinhentos funcionários que aos poucos vê a sua vida declinar, e não consegue saber o por que.
Sua vida no trabalho começa a ficar ruim, seu casamento passava por um momento de crise, e até a convivência com os filhos não eram as melhores.
Decide por insistência da esposa conversar com o pastor da Igreja, mesmo contra gosto foi a sua procura.
O pastor sugeriu para ele participar de um retiro em um mosteiro para refletir sobre seus erros e colocar a sua vida em ordem.
Ele tinha medo de admitir que não estava no caminho certo. Ele estava em conflito como ele mesmo.
Neste retiro conhece o frade Leonard Hoffman, ele era um ex-executivo de uma grande empresa americana que abandonou tudo para buscar um sentido para sua vida.
Leonardo se apresenta para John como frade Simeão, ele ficou surpreso, pois o nome Simeão, sempre aparecia em sua vida, seja quando nascido na passagem de seu batizado ou de sua crisma, Simeão era o grande mediador das atividades desenvolvidas ali.
A história do livro se passa em um mosteiro, onde as pessoas têm treinamentos, atividades como reflexão, onde todas as características de um líder são exercitadas: humilde, paciência, atenção, confiança, respeito, responsabilidade,compromisso.
Através de uma espécie de reclusão que por sua vez acontece de forma estruturada o livro mostra seis participantes cada um com características diferentes diante a sociedade, mas todos são líderes na sua função.
O grupo é incentivado a discutir seus problemas e a realizar atividades em equipe a fim de solucionar as questões pessoais de cada um. A maior referência de Simeão é um homem que não ocupou cargo algum, não fez faculdade e sequer pisou numa empresa: Jesus Cristo.
O monge apresenta o Mestre como exemplo maior de líder.
Um