monetaria
Aluno: Victor João Campoy
RA: 57973
T - 32
Questão 1 – No mercado de crédito as transações são feitas de forma individualizada, onde as duas partes que realizam o empréstimo são identificadas. Desta operação resultam obrigações intrasferíveis e não negociáveis, isto é assim pois os contratos são personalizados pra satisfazerem a demanda de ambas as partes.
Nos mercados de títulos, as negociações seguem regras mais genéricas, sem atender as peculiaridades das partes envolvidas. Os contratos não são negociáveis, entretanto os títulos de natureza semelhante podem se tornar substitutos. Quando podem ser negociados em mercados secundários, estes títulos ganham liquidez.
Questão 2 - Os bancos comerciais são importantes pois eles criam depósitos a vista. Os bancos tem um papel duplo na economia: são o principal intermediário financeiro e não obstante suas obrigações, emitidas sob determinada forma, como depósitos a vista, servem de meio de pagamento alternativo a moeda.
Questão 3 – Ao efetuar um depósito em um banco, uma pessoa dificilmente irá resgatar toda essa quantia, isso permite ao banco utilizar esse dinheiro para fazer inúmeros empréstimos, sendo assim criado o fator multiplicador bancária.
Questão 4 – A teoria neoclássica da firma define-se como uma firma que busca minimizar o custo em condições que estes são incertos e variam de acordo com uma distribuição de probabilidades conhecida. O tamanho do banco é definido pelo valor que os depositantes decidem manter naquela instituição. O problema do banco é definir se mantém suas reservas em dinheiro, que nada rendem, ou emprestar esse dinheiro a uma taxa de juros “r”.
A teoria Keynesiana diz que os bancos tem preferência pela liquidez, pois as situações de incerteza são cambiantes e nem sempre são passíveis de serem descritas por uma função de distribuição de probabilidades.
Questão 5 - Hedge seria uma estratégia de defesa que um banco comercial toma que enfatiza a