Correcao Monetaria
Este princípio refere-se ao ajuste dos valores dos componentes patrimoniais, devido à perda do poder aquisitivo num ambiente inflacionário. A Atualização Monetária representa apenas um ajuste dos valores originais mediante aplicação de indicadores oficiais, que reflitam a variação do poder aquisitivo da moeda e servem para homogeneizar as diversas contas das mais variadas espécies.
Aspectos Introdutórios
“As demonstrações contábeis, sem prejuízo dos registros detalhados de natureza qualitativa e física, serão expressas em termos de moeda nacional de poder aquisitivo da data do último Balanço Patrimonial...”
Esse princípio traduz a dimensão financeira da contabilidade, pois a mesma deve tratar de homogeneizar, para o usuário das demonstrações contábeis, Princípios e Normas Contábeis
Ativos e passivos que apresentam natureza bastante diferenciada entre si, pelo denominador comum monetário, isto é, sua avaliação deve ser feita em moeda corrente do País.Esse padrão de mensuração (moeda), não deveria sofrer alterações em sua essência. O período inflacionário vivido no Brasil até pouco tempo, não reunia as condições para ser considerado um padrão de mensuração afiançável, a não ser no exato momento da transação.Este princípio não impede que a contabilidade levante balanços e demonstrações corrigidos para efeito de análise de resultados reais e para finalidades fiscais societárias (pelas normas legais de correção).
Não devemos confundir correção monetária operacional, que altera o valor dos saldos devidos ou a que temos direito pela inflação, com correção monetária contábil, que permite, pela expressão de demonstrações a um poder aquisitivo de uma mesma data, melhor avaliar os resultados da empresa.
Procedimento Contábil
O Princípio da Atualização Monetária relaciona-se à manutenção dos valores registrados em unidades monetárias equivalentes à transação efetuada, tendo por base o poder aquisitivo da moeda, objetivando amenizar os efeitos da