Monet
Óscar Claude Monet nasceu dia 14 de Novembro de 1840 em Paris (França) e morreu em Giverny no dia 5 de Dezembro de 1926, com 86 anos.
Entre todos os pintores impressionistas, Monet foi o mais celebre entre eles pois foi devido ao seu quadro “Impressão: Nascer do Sol” de 1872 que nasceu o movimento impressionista. Expondo este quadro, num antigo estúdio do fotografo Nadar, Monet e o seu quadro foram abatidos pela critica, num ponto de vista negativo, sendo troçado até pelo o próprio nome vulgar do mesmo. Embora fracassada, a exposição do quadro converteu alguns dos espectadores a esta nova tendência, que viria, mais tarde, a resultar na Arte Moderna.
Em pequeno, Monet era uma criança indisciplinada. Começou por fazer caricaturas dos seus professores, e aos quinze anos já as vendia por apenas dez francos. Mais tarde, após conhecer o pintor Boudin, o seu amigo encorajou-o a pintar.
Quadro:
A obra deste pintor escolhida foi “As Mulheres, no Jardim”, um dos seus quadros mais celebres. É um grande exemplo de um quadro impressionista. Pode-se avistar neste, quatro mulheres vestidas de acordo com a quotidiano da altura: longos e trabalhados vestidos e adornos típicos da época impressionista.
Esta obra foi um risco que Monet correu em 1866, numa grande tela que era geralmente usado apenas para quadros históricos.
Pode-se afirmar que a estação do ano aqui presente é, visivelmente, o Verão devido ao calor que, pintado por Monet, transmite através das cores calorosas que o mesmo usou para realçar a importância do sol em relação á sombra do quadro. Para reforçar a ideia do calor presente, uma das mulheres utiliza um pequeno guarda-sol.
Neste quadro também se verifica uma das características do impressionismo em que o pintor procura traduzir as impressões que a luz e o movimento produzem no sujeito através de pinceladas rápidas, pouco nítidas e pouco pormenorizadas.
Relativamente ao tema e à atmosfera global, tal como o nome indica, este quadro