Monet
Carla Cristina Machado1
Resumo
O presente artigo tem o intuito de analisar o movimento do impressionismo através da obra “As mulheres no jardim” do artista Claude Monet analisando o conceito histórico a partir do método de fontes e pesquisa Tucidiana.
Palavras – chave: Impressionismo, Claude Monet, conceito histórico, Tucidides.
Abstract:
This article aims to analyze the movement of Impressionism through the book "Women in the Garden" by artist Claude Monet analyzing the concept from historical sources and research method Tucídiana.
Keywords: Impressionism, Claude Monet, historical concept, Thucydides
As coisas da arte são sempre resultadas de ter estado a perigo, de ter ido até o fim em uma experiência, até um ponto que ninguém consegue ultrapassar. Quanto mais se avança, tanto mais própria, tanto mais pessoal, tanto mais singular torna-se uma vivência, e a coisa da arte é enfim a expressão necessária, irreprimível e o mais definitivo possível desta singularidade. (RILKE, 1995)
Foi na Paris moderna que nasceu o Realismo, movimento que tem a função de apresentar novos temas, modos de pintar, dando destaque para as coisas como elas realmente são, sendo que a preocupação em renovar a arte como ela realmente é surge com a geração de pintores na década de 1860. Sendo formada por jovens que buscavam formas de retratar a luz natural e as figuras ao ar livre.
O pintor que procuramos será aquele capaz de extrair da vida de hoje sua qualidade épica, fazendo-nos sentir como somos grandiosos e poéticos em nossas gravatas e em nossas botas de couro legítimo. No próximo ano, esperamos que os verdadeiros pesquisadores nos contemplem com a extraordinária delícia de celebrar o advento do novo. “(BERMAN, 2001:140: 141)
Com a citação de Berman podemos analisa-la através da historia, entendendo o contexto utilizado por Tucídides quando ele se refere à experiência