Monet
Era visitante assíduo do Museu do Louvre em Paris e até chegou a cursar Artes, porém o conservadorismo da pintura acadêmica não o agradou. Casou-se pela primeira vez com Camile, a qual presenteou com o quadro O vestido verde. Em 1861, ele foi obrigado a servir no Exército na Argélia. Sua tia concordou em conseguir sua despensa do serviço caso se comprometesse a cursar Artes na universidade. Ele deixou o exército, mas não lhe agradou o tradicionalismo da pintura acadêmica.
Decepcionado com o ensino da pintura acadêmica na Universidade, em 1862 ele foi estudar artes com Charles Gleyer em Paris, onde conheceu Pierre-Auguste Renoir, Frédéric Bazille e Alfred Sisley. Juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo.
Em sua casa em Giverny, também perto do Sena, a partir de 1883, Monet cultivou nenúfares, motivo de seus últimos quadros, como a série "Ninféias", que preludia a arte abstrata, pintada quando o artista já sofria graves distúrbios de visão.
Claude Monet deixou o mundo em 1926 por causa de uma catarata.
Além de Eugène Boudin (1824-1898), o trabalho de Monet foi influenciado por outros pintores importantes: Johan Barthold Jongkind (1819-1891), Jean-Baptiste-Camille Corot (1796- 1875), Gustave Courbet (1819-77) e Manet (1832-1883).
Com as pinturas de