Moluscos
Os moluscos (do Latim mollis = mole) compreendem mais de 100.000 espécies diferentes, ficando atrás somente dos artrópodes (75% do total de espécies existentes no mundo) que se espalham pelos mais variados tipos de hábitat. Invadiram quase todos os ambientes; costuma-se dizer que só não há moluscos voando. Ocorrem das fossas abissais até as mais altas montanhas; das geleiras da Antártica até desertos tórridos. Em sua maioria, vivem no mar, fixos sobre as rochas, um exemplo são as ostras(anexo1), nadando ativamente, lulas,(anexo 2), ou enterrados na areias(dentálios),(Anexo 3), e alguns terrestres, que vivem em locais úmidos, caramujos e lesmas(anexo4).
Os moluscos são dotados de corpo mole e viscoso, comumente envolvido por uma concha calcária e constituído por três partes: cabeça, pé e massa visceral. Em quase todos os moluscos a massa visceral é recoberta por uma prega epidérmica carnosa chamada de manto ou pálio (Anexo5), responsável pela produção da concha calcária.
*****
Classificação dos moluscos:
Bivalves: Concha formada por duas valvas articuladas. Tem pé afilado (em forma de machado), usado para cavar. Podem ser dulcícolas ou marinhos, enterrados ou fixados em objetos submersos. Filtram a água para obter os microorganismos de que se alimentam. Ex : Mexilhões e ostras.
Anexo6
Gastrópodes: Concha univalve espiralada,caramujos e caracóis, ou sem concha (lesmas). O pé é desenvolvido e permite deslizar sobre a superfície. Vivem em ambientes aquáticos (dulcícolas ou marinhos) e terrestres (caracóis e lesmas).
Cefalópodes: Concha interna (lula e sépias) ou sem concha (polvo). Algumas espécies tem concha externa espiralada(náutilos) ANEXO. O pé é desenvolvido, transformados em tentáculos dotados de ventosas. Vivem exclusivamente no mar, caminhando sobre a superfície submersa ou nadando no fundo. A maioria é carnívora, capturando crustáceos, peixes e outros moluscos.
*****
Características Gerais:
• Tem corpo mole e invertebrado;
•