Moluscos
O filo Mollusca tem cerca de 110 mil espécies, sendo menos numeroso apenas que o Filo Arthropoda. A maioria é marinha. Entretanto, muitas espécies são de água doce e outras são terrestres.
Os moluscos são seres que possuem o corpo mole e flexível, protegido por conchas calcárias. Os moluscos são triblásticos, protostômios e celomados. O corpo tem simetria bilateral e apresenta três regiões básicas: cabeça, pé e massa ou saco visceral. Na cabeça encontram-se os gânglios cerebroides e estruturas sensoriais. O pé é uma estrutura muscular que permite a locomoção e a escavação. A massa visceral, ligada ao pé, é uma bolsa onde se encontram os órgãos internos do animal. Ela é coberta por uma dobra de epiderme, chamado manto ou pálio, que secreta a concha.
Entre o manto e a concha há um espaço, denominado cavidade do manto ou cavidade e palial, que permite trocas gasosas e é o local onde se abrem o sistema digestório, excretor e genital.
O tudo digestório é completo, com boca e ânus. Na parte inferior da faringe existe uma estrutura chamada rádula, sua função é ralar os alimentos, facilitando a ingestão. A digestão química tem início com as glândulas salivares.
O hepatopâncreas incrementa a digestão secretando as enzimas para dentro do estômago. O alimento é digerido e vai para o intestino, onde é absorvido. No interior das células da parede intestinal a digestão termina. Dessa forma, moluscos apresentam digestão extra e intracelular.
Pela primeira vez observa – se entre os animais um sistema circulatório. Ele é formado por um coração (que é uma bomba muscular, geralmente dividido em três camadas, situado na cavidade pericárdica) e vasos arteriais e venosos. Na maioria dos moluscos o sistema respiratório é aberto ou lacunar, ou seja, o sangue bombeado pelo coração é conduzido pelas artérias e desemboca em lacunas ou hemoceles (espaços fora do vaso sanguíneo). Das lacunas o sangue é levado pelas veias aos órgãos respiratórios.
A respiração pode ser