Mollière
Introdução
Neste trabalho vou apresentar a vida e obra de Molière. Jean-Baptiste Poquelin, porém mais conhecido por Molière foi um importante dramaturgo francês além de ser também ator e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Usava principalmente mitologia grega nas suas peças e usou as suas peças para criticar os costumes da época.
Biografia
Molière nasceu a 15 de janeiro de 1622 em paris. O seu pai era um artesão e tinha o mesmo nome do filho e a sua mãe, Marie Cressé, morreu quando era pequeno. Com 11 anos foi para a escola jesuíta Collège de Clermont e acabou a sua formação académia com 18 anos na mesma escola.
Vida do Teatro
Em junho de 1643, juntamente com a sua amante Madeleine e com a sua família formou a companhia L'Illustre Théâtre. Em 1644 fazem a primeira grande atuação no Jogo da Péla dos Métayers. Em 1645 assume o pseudónimo de Molière, inspirado no nome de uma pequena aldeia do sul de França.
Durante 14 anos andou em várias companhias, uma delas de Charles Dufresne. Mais tarde, voltou a criar uma companhia própria. E em Lyon, Madame Duparc, conhecida como la Marquise, juntou-se à companhia Molière. Chegou a Paris em 1658 onde apresentou no Louvre a tragédia Nicomède de Corneille e a sua pequena farsa Le docteur amoureux (O Médico Apaixonado), com algum sucesso.
A companhia passa a ser chamada Troupe de Monsieur logo depois com a ajuda de um novo mecenas junta-se à famosa companhia local italiana dedicada à commedia dell'arte. Estabelece-se definitivamente no teatro do Petit-Bourbon, onde, a 18 de Novembro de 1659, faz a estreia da sua peça Les Précieuses ridicules ("As Preciosas Ridículas") - uma das suas obras primas.
Apesar da sua preferência pelo género trágico, Molière tornou-se famoso pelas suas farsas, geralmente de um só acto e apresentadas depois de uma tragédia. "Les Précieuses" suscitou interesse e críticas em relação a Molière, mas não foi, contudo, um sucesso popular. Pediu, então, a ajuda