Moedas
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
ANA JÚLIA OLIVEIRA
“MASS MEDIA”: ONDE O POPULAR INTERPELA O MASSIVO
Resenha apresentada como exigência parcial para aprovação da disciplina Teorias da Comunicação I do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia.
UBERLÂNDIA – 2014
“MASS MEDIA”: ONDE O POPULAR INTERPELA O MASSIVO
MARTIN-BARBERO, Jesus. A comunicação a partir da cultura. In: ______ . Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001, p. 289-319.
Em sua obra Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia, Jesus Martín-Barbero nos oferece uma miscelânea de temas. Ele discorre sobre a importância da cultura no processo comunicativo e descreve, em boa parte do texto, a relação desta com a política, que se mostra complexa aos olhos do autor. Há também a discussão dos aspectos sociais que envolvem o processo de apropriação da cultura, e a exposição de fatos referentes à programação televisiva, como por exemplo, a forma em que esta é organizada e como cada programa é produzido de acordo com um direcionamento e visando determinado objetivo. Essa resenha tratará de apenas 30 páginas dessa obra, que são bastante densas em conteúdo. O primeiro subtítulo tratado é Comunicação a partir da cultura, em que Martín-Barbero propõe dois modelos de análise do paradigma hegemônico que rege a comunicação na América Latina. O primeiro é o ideologismo, surgido no fim da década de 60, influenciado pela adaptação do modelo de Lasswell à semiótica estruturalista. Esse modelo tinha caráter politizado, preocupado com a difusão de ideologias, que eram simultaneamente objeto e sujeito do discurso. Porém, ainda que houvesse a denúncia política através dos meios de comunicação, esta nunca estava livre do estigma da manipulação da mídia. Em meados da década de 70, surgiu o segundo modelo, o chamado