Moedas antigas
O conhecimento que se tem é que as primeiras moedas de metal surgiram no século VII a.c. na antiga Grécia. Antes disso, o processo de compra e venda era feito com troca de mercadorias, essa troca era conhecida como escambo, se usava de tudo na troca mas o mais comum era usar especiarias e animais.
O trabalho, a mão de obra também é uma troca, sendo que oferecemos o trabalho em troca de pagamento e a essa forma de pagamento chamamos de salário. O salário, essa palavra tão conhecida é originada do sal, isso mesmo; o sal que temos em casa. Era a mercadoria mais usada como base de troca. Hoje em dia, algumas poucas comunidades, adotaram novamente o comércio tendo como base de troca, uma mercadoria por outra, o que também inclui serviços, claro que adotar essa escolha de procedimento é bastante restrita e só funciona entre os adeptos.
A criação das primeiras moedas foram de suma importância para a melhor estruturação do comércio, facilitando e ampliando o poder de troca na época.
Tente imaginar se fosse hoje, se não existisse o papel moeda, irmos ao mercado levando galinhas, boi, ervas, etc para fazer as compras num shopping. Bem, que bom que agora contamos também além das cédulas e moedas com o dinheiro de plástico, o cartão de crédito e débito. Ficar querendo imaginar como seria, dará um certo trabalho mental mas é apenas para ilustrar como deve ter sido na época em que não se tinha papel moeda, sabemos que naquele tempo não existia shopping, nem o mercado que temos hoje mas mesmo assim vale a pena pensar antes de reclamar que está com a bolsa cheia de moedas. Não raramente, ouço alguém se queixar dizendo que foi ao mercado e recebeu como trôco muitas moedas, bem, seria pior receber uma parte de boi e não poder levar pra casa, para quem utiliza o ônibus como meio de transporte, receberia o