Antiguidade clássica
1 Introdução 6
2 Economia 7
2.1 Economia Grega 7
2.2 Economia Romana 7
3 Sociedade 9
3.1 Sociedade Grega 9
3.2 Sociedade Romana 9
4 Cultura 10
4.1 Cultura Grega 10
4.1.1 Religião 11
4.1.2 Artes 11
4.1.3 Política 12
4.2 Cultura Romana 12
4.2.1 Direito 13
4.2.2 Artes 13
4.2.3 Religião 13
4.2.4 Política 14
5 Conclusão 15
6 Referências Bibliográficas 16
1 Introdução
A cultura dos antigos gregos é fonte de elementos básicos que sobrevivem até os tempos atuais. As ruínas são preservadas ao lado de edifícios modernos. As áreas dos conhecimentos como a matemática, medicina, astronomia, física e filosofia devem bastante aos sábios gregos. Grande parte do vocabulário ocidental utiliza palavras de origem grega, como “política” e “democracia”. Muitas instituições políticas e sociais contemporâneas têm suas raízes na Roma antiga, por exemplo o principal idioma dos romanos era o latim, a língua mãe de idiomas como o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno. O direito romano, por sua vez, tornou-se base para criação de inúmeras normas e instituições jurídicas de vários povos modernos.
2 Economia
2.1 Economia Grega
A economia grega teve, no seu inicio, um caráter nitidamente agrícola e familiar. Baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O sistema de trocas, forma primitiva de vida econômica, começa, contudo, já a esboçar-se, o que nos poemas homéricos, nos quais vemos os pastores trocarem a lã e o leite de seus gados, entre outras coisas, em utensílios que vão buscar em povoações vizinhas. É um sistema rudimentar, mas que, de acordo com a necessidade, foi se aperfeiçoando. Mas os produtos vinham de acordo com as possibilidades e condições geográficas.
O artesanato tinha destaque para cerâmicas e uma grande aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas, vasos com duas alças, que servia para a conservação e o transporte dos líquidos e das sementes, eram usadas para