Leitura e produção de texto
Para os objetivos da discussão que segue é importante distinguir a noção de gênero textual da noção da modalidade retórica. Enquanto os gêneros textuais constituem tipos específicos de textos, as modalidades retóricas constituem as estruturas e as funções textuais tradicionalmente reconhecidas como narrativas, discursivas, argumentativas, procedimentais e exortativas (Longrace 1983, 1992; Virtancn 1992).
Aprender a língua significa desenvolver capacidade de uso de funções da linguagem (Halliday, 1978). Proponho no presente trabalho, o aprendizado do desenvolvimento do uso crescente de gêneros textuais na linguagem humana, que engloba práticas discursivas e as relações sociais associadas ao uso diferentes gêneros.
Definição de gênero textual e elementos que caracterizam um gênero.
Os gêneros são a forma natural pelo qual usamos a língua para nos comunicar, não é possível falar sem usar um gênero textual.
A expressão tipo textual é usado para designar uma espécie de construção teórica, aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas (Marcushi, 2002). Em geral os tipos textuais abrangem algumas categorias conhecidas como: narrativa, argumentativa, expositiva, descritiva, discursivas, procedimentais e exortativas (Swales, 1990; Adam, 1990; Bronckart, 1999). Dessa forma podem ser considerado exemplo de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditório, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de musicas, leis, mensagens, notícias, bilhetes, chat, e-mail, receitas, cartaz, charge, entre outros.
Gênero textual é definido pelo autor como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia a dia. Tanto na forma oral como na escrita, os gêneros textuais são caracterizados por funções específicas e organização retórica. São reconhecíveis pelas características