Moeda
MOEDA: É uma mercadoria/ativo aceita(o) por todos os agentes econômicos como meio de realização de transações em uma dada sociedade. Ao longo da história a moeda existiu sob forma diversa. No início, o escambo foi a forma encontrada para as relações comerciais.
A busca de uma mercadoria padrão para os sistema de trocas foi objeto de tentativas a partir do sal na China e do gado na Pérsia. Uma mercadoria moeda deveria ter como características homogeneidade, indestrutibilidade, divisibilidade, facilidade de manuseio e transporte.
Neste sentido os metais possuíam todas essas características. No início metais menos nobres foram utilizados e em função de sua abundância foi objeto de desvalorização de seu valor. A descoberta de ouro e prata, metais nobres e escassos, permitiu, a partir de sua cunhagem por parte dos governos, serem utilizados como meio de troca. Nesse período os metais preciosos desempenharam o papel da moeda cujo valor intrínseco do metal servia como lastro à sua conversibilidade.
Os riscos de assaltos, fez com que na idade média os comerciantes optassem pela utilização das casas de custódia para depositarem seus valores. Em troca recebiam um certificado de depósito que passam a ser utilizados como moeda, que sob o ponto de vista do conceito recebe o nome de MOEDA PAPEL.
A partir do sec. XIX o Estado passa a ter o papel de emissor de moeda. As reservas em metais preciosos passam a ser propriedade do Estado e serviam de lastro integral de moedas metálicas, incluindo os metais menos nobres e de notas. O Estado passa a dar garantia total de conversibilidade em ouro e prata. O crescimento populacional e a insuficiência de ouro prata impedem a elevação dos estoques de moeda para o financiamento da circulação de bens e serviços.
Atualmente, não existe lastro de metais preciosos, ou seja, não há nenhum ativo associado à emissão de moeda, assim como não é possível exigir da autoridade monetária sua troca por