CONTABILIDADE
Num primeiro momento a decisão de continuar na empresa após ter laborado tempo necessário para se aposentar pode parecer estar em rota de colisão com o instituto da aposentadoria já que se espera que aquele que completou os requisitos para se aposentar o faça de forma a abrir vagas para o mercado de trabalho.
A motivação pode ser apontada como um dos fatores principais para manutenção dos empregados públicos em empresa pública após o preenchimento de todos os requisitos legais para concessão de aposentadoria.
Estima-se que os aposentados permaneçam em atividade por diferentes motivos dentre os quais podemos mencionar: queda nos rendimentos, auxiliar filhos em idade escolar, sustentar netos, realização pessoal etc. No caso específico do trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo 04 do Pólo de Conselheiro Lafaiete verifica-se que a empresa pesquisada, Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, possui PDV- Plano de Desligamento Voluntário com o objetivo de incentivar a aposentadoria de seus servidores. Apesar da existência do mencionado PDV no setor administrativo da Unidade de Conselheiro Lafaiete cerca de 10% dos servidores são aposentados. Tal fato fomentou no grupo o desejo de pesquisar o tema sob o aspecto motivacional.
2. MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO
A motivação pode ser definida como alicerce do comportamento humano em geral. Neste sentido, ensina a doutrina: “motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Motivação envolve direção, intensidade e persistência de um comportamento” (Paul Spector ,2002) Pode-se afirmar que todas as ações e comportamentos do ser humano têm como fundamento um motivo o qual pode ser direto ou até mesmo indireto. Tal fato pode ser demonstrado pela simples observações de fatores que ocorrem no nosso