Moeda e financiamento da atividade economica
Neste trabalho irei falar sobre a moeda e o financiamento da atividade económica. Sobre a moeda irei falar sobre a sua evolução, os tipos de moeda, a sua função e a desmaterialização da moeda. Sobre o financiamento a atividade económica irei falar sobre as formas, ou seja, o financiamento interno e financiamento externo, entre outras coisas. Espero gostar da elaboração de este trabalho.
Moeda
Evolução:
A moeda é a unidade representativa de valor, adotada como meio de troca. O desenvolvimento e a ampliação das bases comerciais fizeram do dinheiro uma necessidade. Sejam quais forem os meios de troca, sempre tenta-se basear em um valor qualquer para avaliar outro.
O sedentarismo veio possibilitar a melhoria dos instrumentos de trabalho e o aumento da produtividade o que originou o aparecimento de excedente económico, ou seja, a diferença entre o que se produz e o que consome. O aparecimento do excedente económico provocou e dinamizou o sistema de trocas. No inico as trocas eram diretas, isto é, trocavam-se produtos por produtos. Mas havia alguns inconvenientes da troca direta, por exemplo, a dificuldade que cada pessoa sentia em encontrar outra interessada para fazerem a troca, o peso dos produtos a transportar por vezes era difícil e também a sua validade, tinha-se de trocar quando se tinha em excesso e do tempo dos produtos da sua época.
Chama-se troca indireta quando se troca, por exemplo, uma boa alimentação por dinheiro ou vise versa . Esta troca é a mais usada nos dias de hoje.
Chama-se troca direta quando se troca por exemplo 1Kg de cenouras por 1Kg de Maças e vise versa.
Ao longo do tempo, os obstáculos que eram feitos por causa da troca direta foram ultrapassados quando a moeda passou a ser utilizada como intermediária nas trocas. As trocas passaram a ser feitas em duas fases: numa primeira fase, o produtor troca o resultado da sua atividade por moeda e, numa segunda fase, troca