Estrutura da Decisão
“A formulação de um problema é mais importante que a sua solução, pois a solução requer somente habilidades matemáticas ou empíricas…”.
Einstein
O enquadramento do problema é conhecido por outros nomes como: estruturação do problema; formulação do problema; situando o problema; definição do problema; etc. O framing, que também é um termo muito usado e que significa a janela pela qual a empresa (ou seus executivos) enxergam o problema ou a oportunidade.
As pessoas geralmente definem o PROBLEMA baseadas em suas crenças e seus vieses, portanto estão predispostas a enxergar os problemas sempre de forma similares e muitas vezes independentes da realidade. Na perspectiva prescritiva, o grande desafio para um executivo é responder a seguinte pergunta: Como o problema deve ser enquadrado. A dificuldade é como identificar os aspectos relevantes e as suas inter-relações, particularmente num ambiente organizacional premido pelo tempo e pelos interesses divergentes.
O enquadramento de problema pode ser definido em Conteúdo e Contexto!
Conteúdo geralmente um problema, ou uma oportunidade, é reconhecido por executivos quando se percebe um hiato entre a situação, ou resumidamente, no caso de um problema, percebe-se que alguns eventos, geralmente aqueles fora do controle (crise econômicas, ação de concorrentes, etc.), poderão piorar bastante a situação STATU QUO, que significa dizer: O estado ATUAL e/ou FUTURA, comparado com a DESEJADA.)
O Conteúdo é dividido em dois:
LACUNA – Deve ser verificada pelos objetivos organizacionais e a certificação de possíveis consequências com a manutenção do curso atual. .
ÁREAS DE DECISÕES - São “alavancas” que o gestor pode controlar para resolver o problema.
O contexto do problema pode delimitar as soluções possíveis.
Os principais aspectos do contexto de um problema ou oportunidade são três:
O tempo para a tomada de decisão: Geralmente é definido pelo conteúdo do problema.
A autonomia do Decisor: